wibiya widget

domingo, agosto 29, 2010

Qual Ironia


A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição.

Isto praticamente todos vocês sabem o que é. O que vocês não sabem é que o maior cantor português, o nosso grande Tony Carreira usa a ironia no seu mais recente êxito. 

Reparem no minuto 0.50 do tema:







Tony é mesmo a pedir que te caiam em cima.

terça-feira, agosto 24, 2010

Uma questão mitológica

"O futebol português tem uma mitologia própria e, como quase todas as mitologias, também esta serve para explicar o inexplicável, ajudando os crentes a lidar com a insegurança que lhes provoca aquilo que, invariavelmente por simples ignorância, lhes escapa. Na última semana, a propósito de Salvio, não faltou quem revisitasse um mito recente segundo o qual o FC Porto persegue desenfreada e irresistivelmente todos os jogadores referenciados pelo Benfica. Um mito desmentido frequentemente pela realidade, mas nem por isso abandonado pelos seus fiéis devotos. Ora, o FC Porto até poderá perseguir irresistivelmente alguns jogadores que, pela sua qualidade e pela natureza do nosso mercado, também estão referenciados pelo Benfica. Mas não o faz às cegas. A prova? O FC Porto perseguiu irresistivelmente Falcao e Álvaro Pereira e James Rodríguez, é certo, mas nem por ter visto o Benfica disposto a investir mais de oito milhões de euros perdeu um minuto com Roberto." JORGE MAIA

terça-feira, agosto 17, 2010

Consultório

Olá, caros turistas de tons rosáceos.

Enquanto vocês cultivam tranquilamente um cancro da pele, o Mundo não pára e pessoas com tempo livre a mais e as hormonas aos saltos fazem estudos.

Estudos esses que decorrem nos EUA (onde mais haveria de ser?), mais concretamente na Universidade do Minnesota, e que segundo o diário espanhol El País dizem que, e passo a citar, "durante la ovulación, las mujeres no sólo se visten mejor sino que también compran ropa y accesorios para atraer más y disuadir a sus rivales" (isto em castelhano fica mais giro e dá-me menos trabalho).


Moral da história: os meninos que estejam com vontade de procriar mas não saibam como, dirijam-se a uma loja de roupa. As senhoras que estiverem mais bem vestidas e a escolher roupa nova e acessórios, partilham dos vossos desejos. Só têm que chegar à beira delas e expressar os vossos desejos. Depois, pode ser que tenham sorte.

segunda-feira, agosto 02, 2010

O Verão


Enquanto não há sono deste lado, decidi Carpar o Diem (ou, neste caso, a Noitem) e vir aqui partilhar com o Mundo uma coisa que não faço há muito tempo: uma composição.

Como não me apeteceu falar das unhas pintadas do Ronaldo, escolhi o Verão porque na Primária nunca se fazia composições sobre o Verão (já estávamos de férias nessa altura, por isso só se escrevia sobre o Outono, o Inverno e a Primavera).

O VERÃO

O Verão é uma estação do ano. Elas são quatro mas as outras são mais frias.
A roupa no Verão é mais barata porque as pessoas usam menos.
O Verão vem e vai por isso é como um boomerang mas ao contrário: o boomerang primeiro vai e só depois é que vem. Mas vem sempre.
Eu gosto do Verão porque não há aulas e não temos deveres para fazer. Por isso posso ir pra Internet mostrar tudo o que aprendi até agora.
No Verão as pessoas tornam-se camaleonas e mudam de cor: umas ficam cor de chocolate, outros ficam vermelhas mas algumas são teimosas e não mudam de cor. Esse ficam brancos. Se já forem pretos, ficam na mesma. Os chineses ficam amarelo-torrado mas continuam com os olhos em bico, por causa do Sol.
É no Verão se vai à praia e à piscina. É giro porque lá há pessoas que falam esquisitas mas às vezes começam a falar português de repente. Deve ser de se habituarem depressa. Os estrangeiros são muito inteligentes.
No Verão eu vejo nos jornais que o Benfica contrata muitos jogadores novos todos os dias. Além disso, no Verão o Benfica ganha muitos jogos e ganha muitas taças novas todas as semanas.
É por isso que eu gosto do Verão.